terça-feira, 20 de maio de 2008

NOTÍCIAS DO REGGAE

REGGAE DA CONQUISTA: uma homenagem aos imortais do reggae

Rádio Comunitária Conquista, por meio da Associação de Difusão Comunitária e Popular (ADCP) realizou no último domingo, dia 18, no Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN), o Reggae da Conquista. A atividade, começou há 04 anos e tinha como objetivo homenagear o cantor jamaicano Bob Marley e outros imortais do reggae, além de angariar recursos para a rádio comunitária. A atividade teve tanto sucesso que já se repete pelo quarto ano consecutivo. O Reggae da Conquista é uma celebração ao reggae e à união dos grupos que resistem à exclusão, preconceito e discriminação, sob todas as formas. Como nos vários anos, diversos grupos de colecionadores se fizeram presentes no Reggae da Conquista, colocando as pedras mais pedidas pela massa regueira, além de pérolas raras cantadas pelos imortais do reggae.

RÁDIO CONQUISTA
A Rádio Comunitária Conquista fica localizada no Bairro do Coroado, na periferia da cidade de São Luís, capital do Maranhão e está no ar, desde junho de 2001. Está ligada à Associação de Difusão Comunitária e Popular (ADCP), que é uma entidade sem fins lucrativos, formada por mais de 20 organizações populares, tendo como principal objetivo a democratização da comunicação, materializada, pela Rádio Conquista.
A grade de programação da Rádio Conquista é pautada em uma comunicação educativa e ética que busca contemplar os mais diversos segmentos sociais explorados, secundarizados e estigmatizados pela mídia comercial, respeitando a multiculturalidade e a multireligiosidade desses segmentos, bem como valorizando talentos coletivos e individuais da periferia ludovicense, abrangida pelas ondas sonoras da emissora.
A programação de reggae da Rádio Conquista é aberta à comunidade. Os DJs, grupos de colecionadores podem colocar suas seqüências na programação e, segundo depoimento ao Jornal O Quarto Poder, essa é uma das razões de tanta audiência da rádio especialmente por pessoas das regiões periféricas. “A gente se sente valorizado e incluído ao ouvir a programação da rádio, que dá vez e voz à periferia”, disse um ouvinte.
O Reggae da Conquista de fato, conquistou e balançou corações, iniciando ao meio dia e se estendendo até a noite, em um ambiente repleto de harmonia e muita musicalidade, provando que pode-se fazer reggae de forma harmoniosa.

GDAM
Como parte da programação desenvolvida pelo GDAM aconteceu no último sábado, na sede do grupo, localizada no Parque do Bom Menino, o “Especial a Bob Marley e Amigos”, em uma homenagem ao artista que fez de sua música a voz dos excluídos e é considerado o grande responsável pela expressão internacional que o reggae tem tomado nos últimos anos. Participaram da festa alguns dos mais expressivos artistas, em uma programação enriquecida com a presença de D´js e colecionadores, exposição de fotos, bandeiras e vinis, além de venda de comidas típicas e artesanatos. Como parte da programação foi lançado também, o primeiro Cd do Bumba Boi do João Paulo.
O GDAM, Grupo de Dança Afro Malungos já tem por tradição homenagear o rei Bob Marley, com programações significativas. Este ano além da festa do útimo sábado, realizou um seminário na sede do Sindicato dos Bancários, onde foram discutidas políticas públicas para o reggae do Maranhão. O GDAM contou, para organização do evento, com a parceria da Associação dos Grupos de Colecionadores de Reggae do Maranhão-AGRUCOREM.

Nenhum comentário: