segunda-feira, 19 de maio de 2008

GDAM E AGRUCOREM discutem políticas públicas voltadas para o reggae no Maranhão

Com o tema “A Influência de Bob Marley no Reggae do Maranhão” o Grupo de Dança Afro Malungos-GDAM e a Associação dos Grupos de Colecionadores de Reggae do Maranhão-AGRUCOREM realizam na próxima quinta-feira, dia 8 um seminário onde serão debatidas políticas públicas voltadas para o reggae, assim como o trabalho social que o reggae vem realizando ao longo dos últimos anos, colocando assim, em pauta questões raciais, sociais e ambientais.
O Seminário é uma iniciativa fruto de diálogos do GDAM com segmentos da sociedade civil, pesquisadores, professores, profissionais e acadêmicos oriundos das mais diversas áreas de conhecimento, comunicadores e artistas locais.
Nos últimos anos o GDAM tem se dedicado ao reggae, especialmente por reconhecer nele aspectos da ancestralidade africana, aproveitando para desfazer a impressão equivocada de que o reggae é apenas um gênero musical, com foco no canto e dança. Cláudio Adão, um dos organizadores do seminário disse que: “É necessário que as pessoas vejam o reggae como um dos vieses para reconhecimento dos valores identitários e também como pressuposto para discussão de políticas públicas”.
Como parte da programação acontecerá também, em 17 de maio, uma parte cultural, o “Especial a Bob Marley e Amigos”, é um momento de homenagem ao artista que fez de sua música a voz dos excluídos e é considerado o grande responsável pela expressão internacional que o reggae tem tomado nos últimos anos. Participarão da festa alguns dos mais expressivos artistas e bandas da cidade em uma programação enriquecida com a presença de D´js e colecionadores, exposição de fotos, bandeiras, vinis alem de venda de comidas típicas e artesanatos. Ainda fazendo parte da programação será lançado o primeiro Cd do Bumba Boi do João Paulo.

O quê: Seminário sobre reggae
Onde: Sindicato dos Bancários – Rua do Sol
Quando: 8 de maio, 18 h.

Nenhum comentário: