segunda-feira, 9 de junho de 2008

Política de responsa


O reconhecimento do reggae como elemento da cultura popular maranhense vem concorrendo para que algumas ações sejam realizadas no sentido de efetivarem-se políticas públicas voltadas para o segmento.
Um trabalho que vem se mostrando bem interessante e com perspectivas de cada vez mais se fortalecer é o Projeto São Luís, Ilha do Reggae, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur).
Em linhas gerais, o projeto visa à consolidação do reggae de São Luís como produto turístico de qualidade, potencializando assim, sua capacidade de gerar trabalho e renda para as pessoas que formam a cadeia produtiva do reggae, ou seja, quem tem no reggae, uma forma de trabalho.
O projeto vem suscitando, dentre outras ações, a discussão e estudo do reggae para além da sonoridade, com seminários, intitulados “Reggae em Debate”.
O Reggae em Debate está inserido em um dos quatro eixos do projeto, que são: estruturação, qualidade, promoção e relacionamento. Assim, no contexto do eixo de relacionamento, os seminários Reggae em Debate apresentam palestras, oficinas e discussões sobre o segmento.
De acordo com Ana Kate, à frente do projeto, pela Secretaria Municipal de Turismo, setur, a idéia é: “[...] fazer com que as pessoas da comunidade passem a entender o reggae” . Ao idealizar o projeto, a Setur partiu do pressuposto de que é inevitável ligar-se o reggae ao turismo, pois, o turista ao visitar a cidade quer ver o que é original, quer freqüentar as festas aonde vão os moradores locais. Por esta razão, o morador passa a ser esse elo entre o turista e as potencialidades culturais e, para tanto, precisa estar preparado para receber os visitantes, ao menos do ponto de vista de passar informações corretas e desprovidas de preconceitos e atitudes que levam à estigmatização, pois o reggae ainda é bastante associado ao negativo, por muitas pessoas.
Ainda segundo Ana Kate, da equipe do Projeto São Luís Ilha do Reggae, somente através da informação e formação resultante de atividades como o Reggae em Debate, as pessoas compreenderão os movimentos e particularidades do reggae, vendo-o e também, mostrando-o sob outro olhar.
Os Seminários Reggae em Debate são de caráter itinerante sendo realizados em escolas, universidades, união de moradores e em outros espaços dos bairros da cidade. Seminários e palestras sobre o reggae de São Luís podem ser requisitados através do telefone 3212-6205, na Secretaria Municipal de Turismo.

Nenhum comentário: