segunda-feira, 19 de maio de 2008

REGGAE E POLÍTICAS PÚBLICAS

O tema “A Influência de Bob Marley no Reggae do Maranhão” serviu de base para as discussões que aconteceram no seminário promovido pelo GDAM e a AGRUCOREM, no dia 8 de maio, o qual reuniu pessoas ligadas ao reggae. O objetivo do evento, realizado na semana em que é comemorada mais um ano da morte de Robert Nesta Marley, ou simplesmente Bob Marley, foi suscitar discussões no sentido de refletir-se sobre o reggae no Maranhão, verificando de que modo os poderes públicos vêm investindo no reggae enquanto cultura.
Na mesa de discussão estiveram reunidos o professor José Mendes, membro da Comissão Integrada de Reggae, Magno Cruz, militante do Centro de Cultura Negra, o Professor e pesquisador Dr. Carlos Benedito, o Dj Jorge Black, representando o GDAM e o comunicador Ademar Danilo que além de proferirem suas palestras, foram argüidos pelos presentes. Tanto nas argüições quanto nas falas dos convidados que estiveram à frente do debate, ficou claro que mesmo sendo o reggae um elemento incorporado à cultura local, poucas são as ações no sentido de fortalecê-lo enquanto cultura e, principalmente de efetivar políticas públicas direcionadas ao público que vive o reggae no Maranhão.
Foi falado ainda, acerca do preconceito a que estão submetidos os regueiros, principalmente os que freqüentam as festas nos guetos, assim como a falta de segurança ou a forma ostensiva como ainda são abordados os regueiros negros e pobres, além de tópicos sobre a relação entre saúde pública e o ambiente onde acontecem as festas de reggae. Também foi debatido no seminário sobre a necessidade de uma política educacional voltada para a inclusão de elementos da cultura popular, como o reggae, no currículo das escolas maranhenses.
Os participantes colocaram também, a necessidade das figuras que integram o cenário político, eleitas a partir do reggae, se fazerem presentes em eventos dessa natureza, a fim de terem conhecimento dos anseios das pessoas que fazem parte do segmento, representando-as de fato e de direito junto ao poder público.

Nenhum comentário: